11 de novembro de 2009

MATÉRIA POSTADA NO BLOG: http://autoentusiastas.blogspot.com/2009/10/americar-maior-fabrica-de-esportivos-do.html

14 de outubro de 2009

AMERICAR, A MAIOR FÁBRICA DE ESPORTIVOS DO BRASIL
Postado por Arnaldo Keller



















































Este último Sábado fui visitar o Cleber, da Americar Veículos, lá em Santo André, SP, e me lembrei de quando o conheci, vários anos atrás, quando ele ainda estava começando a sua fabricação de réplicas do Ford Cobra.Era fabricação de fundo de quintal, mas já dava pra sentir que a garra do Cleber era grande, que seu trabalho era bom e que a coisa iria pra frente.E foi. Hoje, além dos Cobra, em sua nova e ampla fábrica ele produz uma belíssima réplica do Jaguar XK 120, também a réplica do Ford GT40 e em breve estará lançando a do Chevrolet cupê 1932. Sua fábrica está bastante ativa, com muita gente trabalhando firme e animada construindo carros cada vez melhores, mais bem acabados tanto estética quanto mecanicamente, e a clientela crescendo.E agora, ali ao lado da fábrica, na Avenida Firestone 1.300, ele abriu um show-room, chamado Auto Garage, onde, além de servir de mostra, ali eles executam alguns serviços mais simples nos carros dos clientes, trabalhos que não exigem o ferramental da fábrica.Fiquei muito contente com o merecido progresso do amigo e também por ele provar que trabalhando firme e direito ainda se pode viver de produzir esportivos de verdade aqui no Brasil.

Na Auto Garage, três carros chamaram mais a minha atenção: um XK 120 branco, que estava com vários acessórios idênticos aos originais do Jaguar, pois seu dono os trouxe da Inglaterra, como faróis de longo alcance Lucas, para-choques, retrovisores, tampa do bocal do tanque de gasolina, puxadores em tiras de couro para abrir as portas e um painel bem semelhante aos Smiths originais. Esse carro está de muito bom-gosto, muito chic, e sua motorização de Omega 4.1 lhe garante bom desempenho.Outro XK lindo é um preto, muito elegante.Ainda não concordo que um roadster tenha faixas bancas nos pneus, mesmo que sejam fininhas feito bigode de conquistador antigo, pois pra mim faixa branca é pra Cadillac ou outro carro de tiozão, e não para um roadster, que supõe-se que seja carro para esporte. Mas os donos quiseram assim, que seja, vai assim.Outro belo carro é um Cobra azul com faixas brancas, a cor “oficial” dos Cobra. O bacana, além da pintura, é o opcional de capota rígida, que ficou bem no estilo original. Talvez esse carro esteja com sapatos maiores que os pés, pois não vejo necessidade de tamanhos pneus. Mas se o dono quis assim, que seja.

Na fábrica vi mais três GT40 sendo terminados, dois vermelhos com faixa branca e um preto com faixa cinza. Não sei qual desses é o mais bonito, ou se o mais lindo é o azul com faixas amarelas da Gulf, que já tive o prazer de guiar bastante, na estrada, na pista da Goodyear, em Interlagos e subindo o Pico do Jaraguá na prova do Auto Union DKW Club. Os GT40 me deixam meio tonto de tanto que os admiro. Esses novos terão todos motores com mais de 400 cv, sendo que um deles terá 550 cv. O azul da Gulf, o number one, tem 340 cv – motor Ford de 5 litros – e já anda muito, daí que aguardo ansioso que esses fiquem prontos pra eu dar uma guiadinha neles. Alguns deles usarão injeção disfarçada de carburadores Weber, uma novidade gringa.Boa sorte, Cleber. Continue com ela e trabalhando forte e feliz. E abraços ao Rex, o teu cachorro viralatas que está sempre circulando por aí, checando se todo mundo, inclusive você, está trabalhando direito. Na sua primeira pequena fábrica de fundo de quintal ele já fazia o mesmo, o que me leva a pensar se não é ele o verdadeiro manda-chuva aí...































































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